sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Projeto de Educação Nutricional e Saúde realiza oficinas nas salas de aula da Escola Zé Peão

Os estudantes de Nutrição da UFPB, participantes do Projeto Escola Zé Peão oferecemos oportunidades de informação, conhecimento e formação dos educadores do Programa (PEZP) nas áreas de alimentação, nutrição e saúde, na sua relação com o trabalho (educação nutricional) e intervenção no processo de escolarização dos operários através da mobilização desses mesmos conteúdos.


No mês de novembro estão sendo realizadas oficinas nos canteiros, onde se tem início com uma roda de diálogo sobre a anatomia e fisiologia do aparelho digestório. Logo após, os alunos são instigados a responder as diferenças entre alimento, nutriente, alimentação e nutrição, e em seguida conhecem um pouco sobre as Leis da Alimentação.Posteriormente, são demonstradas as quantidades de açúcar, sal e gordura em alguns alimentos industrializados.Ao final, é aberta uma discussão sobre a melhor forma de se estabelecer propostas de transformação da realidade alimentar tanto nos canteiros quanto em suas casas.







Os objetivos das Oficinas de Nutrição são estimulara educação nutricional e ampliar a visão sobre saúde-doença-cuidado dos operários-alunos, a partir da problematização da realidade sanitária, hábitos alimentares e questões evidenciadas pela escolarização e pelo processo de trabalho da construção civil e, capacitar os estudantes da UFPB, educadores do Programa, para atuarem nas questões relativas à educação nutricional e a saúde dos operários-alunos.








Durante o mês de Outubro, os projetos Programa de Alfabetização na Língua Materna (PALMA) e Aprendizagem Móvel no Canteiro de Obra (AMCO), visitaram as salas de aula do PEZP para realização de oficina sobre a importância do uso pedagógico do celular.                             
A oficina teve por objetivo apresentar um breve histórico do celular, sua popularização além de inúmeras funções e formas de incluí-lo em atividades pedagógicas.
Através de envio de SMS, compartilhamento de mídia via Bluetooth e desenvolvimento de atividades através do software PALMA, a oficina utilizou de imagens e vídeos para fomentar as discussões a respeito da evolução das funções dos aparelhos celulares e sua utilização a favor da aprendizagem.

Os estudantes do PEZP apropriaram-se do telefone celular, além de se beneficiarem de funções básicas como: despertador, calculadora, acesso à rádio, envio de SMS e compartilhamento de mídia, o acesso a redes sociais é a mais nova forma de comunicação e entretenimento utilizada pelos mesmos. Encontramos relato de educandos que utilizaram a internet do celular para resolver questões mais burocráticas via internet como afirma Seu (...) “Resolvi até minhas coisas do FGTS pelo celular, com ajuda da minha filha.”


Com a oficina proporcionamos a aplicabilidade de atividades pedagógicas com utilização da tecnologia móvel, compartilhando informações e gerando conhecimento.














terça-feira, 11 de novembro de 2014

Edital de Convocação 


Segue o Edital de Convocação para os interessados em atuar como alfabetizadores no Programa Escola Zé Peão. 



segunda-feira, 3 de novembro de 2014

 O Zé Peão no Outubro Rosa

Na sexta feira dia 24/10/2014 o Programa Escola Zé Peão teve participação em uma roda de diálogo, em homenagem ao Outubro Rosa no Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil (Sintricom) localizado no Varadouro, onde foi apresentada as políticas públicas em favor das mulheres.   


A atividade foi organizada pelo Sintricom, em parceria com o Sindicato das Trabalhadoras Domésticas e a Secretaria de Mulheres da Prefeitura de João Pessoa. “Queremos mobilizar as trabalhadoras de diversas áreas para informar a elas sobre os seus direitos trabalhistas, seu direito a uma saúde de qualidade e dar visibilidade a organização sindical das mulheres”, ressaltou a presidente do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas, Glória Rejane da Silva. 




A secretária Socorro Borges apresentou as ações desenvolvidas pelas coordenadorias da Secretaria da Prefeitura de João Pessoa e o impacto positivo destas políticas na vida das mulheres. “Nestes dois anos, temos conseguido avanços significativos nas áreas de saúde, educação, trabalho e renda e combate a violência. No Centro de Referência Ednalva Bezerra, por exemplo, nenhuma das usuárias que passou por lá foi assassinada e conseguiram sair do ciclo da violência.