quinta-feira, 24 de julho de 2014

Projeto PALMA oferece formação para educadores do PEZP


Ministrada pela professora Daniele Dias, pelo professor Timothy Ireland e pelos bolsistas do projeto, a formação aconteceu na ultima sexta-feira, 18/07, no laboratório de informática do Centro de Educação. Os educadores puderam acessar o sistema web de gestão do PALMA, assim como receber instruções de como realizar atividades pedagógicas com a utilização do recurso câmera fotográfica, que compõe as atividades do projeto AMCO – Aprendizagem Móvel no Canteiro de Obra.

O Programa de Alfabetização na Língua Materna (PALMA) é composto por um conjunto de aplicativos para celulares, que, a partir de atividades interativas auxilia no processo de alfabetização dos educandos do PEZP.



A cada atividade concluída pelo educando, no celular, é enviado para o sistema de gerenciamento do PALMA um relatório. Neste sistema os educadores podem acompanhar o progresso de cada educando.

 O projeto PALMA e AMCO com esta formação pretende proporcionar a melhor utilização da tecnologia móvel por educadores e educandos, contribuindo no processo de alfabetização e inclusão digital.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Projeto de Educação Nutricional inicia oficina nos canteiros da Escola Zé Peão

O Projeto de Educação Nutricional do Programa Escola Zé Peão inicia no dia de hoje a sua primeira rodada pelos canteiros onde a escola atua. 

Os objetivos dessa rodada da oficina são: 

  • Inserir a problemática da Alimentação/Nutrição no contexto pedagógico da Escola Zé Peão, aproximando-a dos princípios metodológicos adotados pela Escola: contextualização, significação operativa e especificidade escolar;
  • Recuperar conteúdos teórico-práticos já existentes nos participantes da oficina, colocando-os em evidência para que, problematizados, gerem novos conhecimentos e prospectivas para o trabalho nas salas de aula do Programa.

Lindemberg Medeiros, Coordenador do Projeto e Educação Nutricional e do PEZP fala sobre os objetivos da rodada do projeto nos canteiros:

"Estes objetivos se inserem dentro da sequencia atual do Projeto didático do PEZP que trata de:  "Promover discussão e reflexão junto aos estudantes operários sobre a realidade local abordando aspectos físicos, estrutural e humano nas localidades em que moram – comunidade, bairro, cidade, estado, país". Aí é que vai se inserir a discussão sobre alimentação, nutrição, trabalho e saúde".