segunda-feira, 5 de dezembro de 2005

Contexto da Experiência


O PEZP nasceu na Capital paraibana, João Pessoa, cidade localizada no litoral da costa atlântica brasileira ocupando uma área de 189 km2 . Fundada em 1585, com o nome de Filipéia de Nossa Senhora das Neves, é a terceira cidade mais antiga do Brasil tendo, aproximadamente, uma população de 597.934 habitantes.
Situada em um dos estados mais pobres do Nordeste brasileiro, destacando-se os seguintes aspectos gerais no patamar nacional: Padrão de vida: IDH de 0,5573 - 24ª posição; mortalidade infantil: 59,4 %(2000); analfabetismo: 25,9% e analfabetismo funcional: 43,3% (1999), e sendo o mais importante município da Paraíba, a cidade de João Pessoa concentra a maior parte dessa população. Essa significativa demanda é resultado da migração de pessoas que, fugindo das secas e escassez de trabalho, vislumbram na Capital a possibilidade de obter melhores condições de subsistência.
Outro elemento que caracteriza a região é o expressivo índice de analfabetismo, especialmente entre trabalhadores rurais. Dados do Censo Demográfico Brasileiro, divulgados pelo IBGE (1998), indicam que ainda 28,7% da população com mais de 15 anos é analfabeta, dos quais 45,8% vivem na zona rural. No Brasil, dados da mesma fonte apontam um índice nacional de analfabetismo da população acima de 15 anos de 13%.
É envolto nesse cenário socioeconômico onde se desenvolvem as atividades do PEZP que tem a sua coordenação instalada no espaço físico da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, no Centro de Educação. As atividades realizadas pelo PEZP visam a implementação de ações que contribuam para o desenvolvimento social, cultural, político, sensorial e intelectual do aluno-operário, por meio da aquisição da linguagem, da matemática e dos conhecimentos gerais. O PEZP também tem como foco a preocupação em gerar iniciativas didático-pedagógicas que possam instrumentalizar o aluno-operário para o exercício pleno da sua cidadania.

Nenhum comentário: