A metodologia utilizada pelo Projeto Escola Zé Peão baseia-se em três princípios básicos que norteiam as atividades desenvolvidas em sala de aula, sendo também um norte para a efetivação das atividades dos bolsistas colaboradores:
O princípio da contextualização: é fundamental considerar o contexto em que a experiência escolar se realiza. Na operacionalização do conceito de contexto, fomos privilegiando fatos como: (a) as condições de vida, em geral, dos alunos e, em particular, as condições em que se dá a sua inserção no mundo do trabalho, precisamente no mundo da indústria da construção; (b) as lutas do sindicato dos trabalhadores dessa indústria, o qual desencadeou a elaboração/execução desse projeto escolar como parte de seu programa de formação de base dos operários que representa; (c) a localização da equipe responsável pelo Projeto no atual espectro de teorização sobre educação, de um modo geral, e sobre alfabetização, de um modo particular.
O princípio da significação operativa: defende-se, com este princípio, o exercício da busca cotidiana de sentido para "o que se faz" e "porque se faz", refletindo-se sobre o confronto entre o desejado e o possível, nas circunstâncias dadas.
O princípio da especificidade escolar: defendemos que uma escola tem compromisso com o ensino da lecto-escrita stricto sensu. Por mais elástico que o conceito de "alfabetizado" possa ser, reforçamos a explicitação de nosso entendimento de que os trabalhadores-alunos aprendam a ler/escrever textos, subordinando outras competências à realização, pelo menos concomitante, desse aprendizado específico.
Como vem sendo a prática pedagógica do PEZP, desde as suas origens, os (as) alfabetizadores (as) recebem formação e acompanhamento pedagógico contínuo. Através de encontros semanais de planejamento e oficinas pedagógicas.
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