A sabedoria popular nos ensina que em todas as experiências há aprendizado, neste sentido, o PEZP vem a contribuir e muito nas minhas práticas cotidianas.
Não é apenas a comprometida formação continuada, as horas de planejamento coletivo e/ou individual, nem as reflexões sobre a prática presentes na inquietude do educador(a) e melhores elaboradas nas sistematizações, que trazem contribuições para a prática docente, logo a prática cidadã.
Mas, também a convivência com os alunos(as) traz contribuições incalculáveis, dificeis de serem relatadas, embora sejam facilmente compreendidas. São aprendizados que perpassam por conselhos ou informações sobre a construção civil e/ou agricultura e atingem uma dimensão bem maior que envolvem características de humanismo que lhe permitem sentir o outro nas suas alegrias e frustrações.
Contudo, o PEZP não se configura apenas como uma escola comprometida com seu público, bem como um espaço sério de formação de educadores(as) populares, mas é um exemplo da sabedoria popular, com diferenças, por que no PEZP se aprende o que deve ser lembrado e perpetuado na formação docente, na formação de sempre educando e na formação humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário