O caminho Percorrido - 1º Semestre Letivo
Iniciamos o ano letivo de 2006 no dia quatro de fevereiro inscrevendo os candidatos (as) para o curso de formação do Projeto. As inscrições ficaram abertas apenas uma semana. Trinta e dois estudantes se inscreveram. No mês de março, realizamos o 9º Curso que este ano teve como intento maior capacitar e qualificar educadores (as) para atuarem não apenas no PEZP, mas, para atender a programas e iniciativas que hora se firmam em virtude das políticas públicas desenvolvidas pelo governo federal para o setor.
Este ano em virtude das mudanças no calendário escolar da Universidade Federal da Paraíba as inscrições foram realizadas na primeira quinzena de fevereiro e o curso foi iniciado no dia 06 de março tendo o seu término em 31 do mesmo mês.
Doze salas de aula foram instaladas no dia três de Abril. Os operários alunos estavam ansiosos pelo o início das aulas, já que nesse ano só conseguimos confirmar a abertura das salas nesse mês. Ainda nesse mês, o Fórum de EJA da Paraíba, apoiou o I Festival Estadual de Aprendizagem – FAEJA, organizado pela coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação do Estado.
Foi um momento rico, onde contamos com a participação de alunos (as) da EJA de mais de cinqüenta municípios paraibanos representando todas as suas mesorregiões (Litoral, Agreste, Borborema e Sertão). O espaço era amplo e nele organizaram-se stands, apresentações culturais, danças e peças teatrais, que abrilhantaram a festa, sobretudo os depoimentos dos alunos e professores.
Antecedendo a realização do I FAEJA vários mini-festivais foram realizados em cidades do interior paraibano a fim de mobilizar e divulgar para os (as) alunos (as) da EJA e comunidade local sobre o Festival Estadual. Neste primeiro semestre letivo contamos com participação efetiva nas reuniões do Grupo Articulador do Fórum de EJA da Paraíba que se encontra para planejar os encontros estaduais e encaminhar ações em prol da EJA em nosso estado.
Lembramos o PEZP é uma das entidades que tiveram participação efetiva na fundação do fórum em 1997 e que desde então vem participando e contribuindo de forma significativa com a atuação do fórum, dentre elas a criação de dois fóruns regionais (Fórum do Sertão e Fórum do Agreste Paraibano) visando assim uma interiorização das ações.
No mês de maio, além das aulas nos canteiros e da formação continuada dos educadores com reuniões mensais, fez-se a primeira reunião com os representantes de turma. Esse é um momento muito importante, onde se aproveita o espaço para formar e potencializar futuras lideranças para o movimento sindical e manter esse intercâmbio com as salas de aula já que nas reuniões são encaminhadas tarefas a serem realizadas em sala de aula com os demais alunos.
As reuniões acontecem no mesmo horário das aulas na sede do Sindicato. No início do ano letivo cada turma escolhe por votação seu representante e vice. Acompanhando este processo eleitoral cada sala vai discutir a respeito das funções destes representantes. Depois de realizada a escolha, os vencedores passam a participar mensalmente de uma reunião com equipe de coordenação do PEZP, ou convidados, dependendo do tema a ser trabalhado, para discutir temas de relevância para sua formação cidadã.
Os temas discutidos nestas reuniões são escolhidos a partir da necessidade cotidiana do Projeto e geralmente seguem uma sistemática ao longo do ano. Em 2006 trabalhamos com temas variados: A Escola e sua importância, questões de gênero, História do voto e eleições no Brasil e nas duas últimas reuniões do ano os alunos foram convocados a pensar juntamente com a coordenação a realização do nosso segundo torneio de Beach Soccer.
Também nesse mês, duas de nossas coordenadoras pedagógicas participaram do I Seminário de Formação de Educadores de Jovens e Adultos realizado em Belo Horizonte – MG no período de 22 a 25 de maio de 2006. A relevância do evento se dá pela crescente proporção que essa temática vem ocupando no meio educacional juntamente aos debates sobre o direito dos jovens e adultos à educação, às políticas voltadas para esse público, às condições físicas de oferta, as proposta curriculares e aos recursos didáticos.
No mês de junho ocorreram as aulas, a formação continuada dos educadores e também a reunião com os representantes de turmas. Nessa reunião aproveitamos para organizar com os alunos a nossa festa junina e ainda discutimos sobre o papel do homem e da mulher na sociedade.
A festa junina aconteceu no dia vinte e um de Junho em meio a muita animação, forró, concurso do rei do milho, sorteios e muita brincadeira. As aulas também foram encerradas nesse dia e só foram retomadas no dia quatro de Julho.
No dia três desse mesmo mês, aproveitou-se para fazer uma avaliação do primeiro semestre letivo com os (as) educadores (as) Foi um dia de avaliação reflexiva e de planejamento para o segundo semestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário